alimentos verão

Verão: 7 alimentos da estação para inserir na sua dieta!

Chegou o verão, a estação mais quente do ano! Alguns amam esse período e outros nem tanto, mas independentemente da sua preferência é importante se cuidar, ingerindo alimentos leves e se hidratando para não passar mal. 

Nos dias mais frios, a tendência é abusarmos das calorias e ficarmos mais quietos. No verão, ficamos mais ativos e animados, mas em compensação o cansaço e o desgaste é maior. Nesse caso, possuir bons hábitos e uma boa alimentação fazem toda a diferença para a produtividade.

Para te ajudar a ter uma dieta mais alinhada com o clima, separamos algumas opções que são facilmente encontradas durante o verão. 

7 alimentos do verão para inserir na sua dieta 

Quem gosta de praticar atividades físicas sabe como o clima e alimentação influenciam no resultado do treino. Por isso, durante os dias mais quentes é importante ingerir alimentos mais leves, como legumes, frutas e verduras. 

Procure sempre pelos alimentos da estação, pois além de ser mais fácil encontrá-los a um preço menor, os produtos possuem mais qualidade e nutrientes, afinal foram cultivados no clima mais propício. Além de consumir os produtos in natura, é possível colocá-los em outras receitas, como salada e sucos que vão deixar as refeições bem mais refrescantes. Veja.

1. Abacaxi 

O abacaxi é uma fruta do verão que possui vitaminas e nutrientes importantes para a saúde. Ele é rico em vitaminas A, C, B1, B2, B3, B5, B6 e B9 e em uma porção de 100g da fruta é possível ingerir 1,4 g de fibras. Além disso, ele ajuda na hidratação, pois sua composição é 86% de água. Por ser rico em vitamina C, o abacaxi ajuda na síntese do colágeno e mantém a pele mais firme. 

2. Coco 

Uma das vantagens do coco é que ele pode ser consumido de várias formas: a água de coco, sua polpa, a farinha ou o leite de coco. Esse alimento é bem fácil de ser encontrado durante o verão e traz vários benefícios para a saúde. Primeiramente, ele é fonte de gorduras boas, que protege o coração  e tem uma ação anti-inflamatória. Ele também é rico em fibras, que ajuda no funcionamento do organismo e dá sensação de saciedade e é rico em antioxidantes.

3. Pêssego

Os pêssegos começam a ser encontrados facilmente a partir de dezembro e é uma fruta que cai bem em várias receitas de Natal. Ele apresenta substâncias antioxidantes, vitaminas A e C e também é fonte de alguns minerais como cálcio, ferro e magnésio. Além disso, possui bastante água em sua composição, ajudando no funcionamento intestinal e aumentando a saciedade. 

4. Cenoura

A cenoura é facilmente encontrada em todas as estações. Mas é no verão que um dos seus benefícios é mais percebido. Por ser rica em betacaroteno, que é o pigmento amarelo-alaranjado da cenoura, ela ajuda na proteção da pele contra os danos causados pelos raios solares e facilita um bronzeado mais uniforme devido aos pigmentos carotenóides. Ela também possui bastante fibra, proteína e uma xícara de cenoura picada fornece a dose diária necessária de vitamina A.

5. Melancia

A melancia é uma ótima aliada para manter a hidratação. Ela é composta predominantemente por água, cerca de 90%. Além disso, o licopeno, molécula que confere a cor avermelhada à fruta, protege a pele contra os malefícios dos raios ultravioletas e a vitamina C aumenta a imunidade.

6. Hibisco

O hibisco pode ser preparado em forma de chá gelado nesse período do ano. As flores possuem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias e é uma boa opção para quem deseja desinchar e melhorar a digestão.

7. Folhosas 

Os alimentos folhosos, como alface e couve, são importantes em qualquer época do ano, mas no verão eles são indispensáveis, por serem opções leves e saudáveis. Tanto a alface quanto a couve são ricos em clorofila e os flavonoides presentes neles ajudam a desinchar, sendo um aliado fundamental para quem abusa na alimentação de fim de ano

Dica Bônus – Água

Já abordamos esse assunto em outros conteúdos, mas nunca é demais reforçar a importância da ingestão correta de água. Muitas pessoas acreditam que 2 litros seja uma quantidade suficiente, mas esse valor não é único para todos. A conta correta para saber o valor ideal para você é 30 ml a cada kg. Ou seja, uma pessoa que pesa 80 kg deve ingerir 2,4 l. No verão, perdemos ainda mais líquido e sais minerais por meio do suor, por isso, não espere sentir sede, mantenha uma garrafinha cheia sempre perto de você!

Por isso, no verão não deixe o seu treino de lado, mas alinhe sua alimentação de forma que você tenha energia suficiente para o dia, sem ficar muito pesado. Gostou das nossas dicas de alimentação? Quer conferir outros textos como esse? Então, acesse nosso blog e leia mais! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *