melhor horário para treinar

Qual o melhor horário para treinar?

Cada um possui uma rotina e uma preferência na hora de treinar. Mas você sabia que a hora escolhida pode interferir na qualidade do seu treino? Entenda melhor! 

Você sabe qual o melhor horário para treinar? Embora cada horário do dia tenha alguns prós e contras, é importante também observar a sua rotina e a sua disposição para escolher o melhor horário. 

Ou seja, de nada adianta tentar treinar às 7h da manhã, se você tem dificuldade em acordar cedo ou depois do almoço, se essa hora você sempre tem sono. Por isso, não há uma regra única que valha para todos, pois cada organismo tem um desempenho melhor em cada horário.

Um estudo realizado pela University of Southern Mississippi analisou o treino de alguns jovens e os resultados apontaram que os participantes que treinavam às 18h tinham um ganho de massa muscular maior do que os que treinavam às 10h. Além disso, aqueles que treinavam à noite perdiam mais peso do que a turma da manhã. 

Para te ajudar a entender melhor, vamos elencar algumas vantagens e desvantagens de cada turno e em consonância com a sua rotina, você pode fazer a escolha mais adequada. 

Qual o melhor horário para treinar? 

As academias ficam mais cheias no período noturno, mas isso não significa que esse é o melhor horário para treinar. Como a maioria prefere treinar logo após sair do trabalho, esse acaba sendo o horário mais cheio. Outro ponto importante é estabelecer uma rotina de horários para que o corpo se acostume e que seja possível você fazer um treino de qualidade, respeitando os intervalos e realizando todos os exercícios. Por isso, tente separar entre 40 minutos a uma hora do seu dia para esse momento. 

Período da manhã 

Uma das vantagens do período da manhã é que as pessoas estão mais dispostas e descansadas, logo após uma boa noite de sono. Assim, ao treinar cedo, a tendência é que você fique mais energizado e bem-humorado ao longo do dia, pois o organismo já recebeu uma dose de serotonina. 

É possível dizer que nesse horário também há maior facilidade de ganho muscular, pois como o corpo está com altos níveis de insulina e cortisol, há um favorecimento de inclusão de proteínas nos músculos. 

Contudo, para que o treino nesse turno seja proveitoso, é importante fazer uma alimentação leve e reforçada, pelo menos uma hora antes do treino e caprichar no alongamento e aquecimento, pois os músculos e articulações podem estar enrijecidos. Além disso, se você não gosta de acordar cedo ou o seu trabalho ou faculdade impossibilita o treino nesse horário, é melhor escolher outro turno para se dedicar inteiramente. 

Período da tarde 

Apesar de ser um horário em que as academias ficam mais vazias, há quem goste de treinar nesse turno e ele traz alguns benefícios. De 13h às 17h, o corpo consegue unir alguns fatores que contribuem para o crescimento muscular, como alimentação, descanso, temperatura e síntese metabólica. 

Nesse caso, as desvantagens desse período são as impossibilidades do tempo, afinal, é um horário que a maioria trabalha ou há falta de energia e disposição pós-almoço. É importante se atentar também, pois há pessoas que deixam de almoçar para treinar ou almoçam e logo praticam exercícios e isso pode causar mal-estar ou refluxo. No fim do dia, perto das 18h, o organismo alcança seu ápice de temperatura, sendo um bom horário para quem quer oxidar gorduras. 

Período da noite 

Os treinos noturnos ajudam no relaxamento do corpo e possibilitam uma noite melhor de sono. Porém, é importante treinar duas ou três horas antes de dormir, para o seu corpo ter tempo de relaxar. Além disso, nesse turno, as pessoas costumam ter mais tempo livre e se dedicam mais aos exercícios, já que não precisam se preocupar com o horário para ir para o trabalho ou outros compromissos. Esse período não é tão indicado para aqueles que buscam hipertrofia muscular, pois o corpo já está desacelerando e se preparando para dormir. 

Por fim, é importante ressaltar que a alimentação e hidratação também impactam na qualidade do treino. Por isso, preocupe-se com o pré e pós treino, para que os resultados sejam ainda melhores. Analise, também, a sua rotina e a resposta do seu corpo, para identificar qual turno se adapta melhor à sua vida. 

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