Quais os benefícios do Yoga?

Mais do que um exercício, o yoga é uma filosofia de vida, que promove a união e conexão trazendo boas sensações ao corpo e à mente. Essa técnica foi criada para expandir a consciência dos seus praticantes e o seu principal objetivo é fazer com que as pessoas se conectem com sua essência, por meio da respiração, meditação e postura. 

Além de ser uma atividade que beneficia a saúde mental, essa prática também traz benefícios para a saúde física, como tratamento de doenças, alívios de dores e reeducação respiratória. Para entender melhor sobre o tema, leia o conteúdo até o final. 

Como surgiu o Yoga? 

Há mais de 5 mil anos nascia o Yoga na Índia. Seu criador, Shiva, criou a modalidade de modo instintivo, executando movimentos complexos e que são replicados até hoje. Yoga é derivado da palavra em sânscrito, “yuj”, que significa unir-se. 

Assim, a prática do Yoga pretende unir os aspectos mundanos com os divinos, deixando a vida mais equilibrada. A prática propõe a reeducação respiratória, administração do estresse e técnicas que trabalham o tônus muscular e a flexibilidade, que são atividades que fomentam o aprimoramento da descontração emocional e concentração mental. 

Quais os benefícios do Yoga? 

A prática do Yoga tem o objetivo de ser um instrumento de transformação do mundo. Além disso,  ela promove benefícios na vida dos praticantes. Ou seja, os resultados são apenas consequências de uma filosofia de vida saudável.  Seus conceitos promovem uma reeducação comportamental, que melhoram os demais aspectos da vida. Confira alguns benefícios. 

Controle da ansiedade e estresse

A prática do Yoga ajuda no controle da ansiedade e do estresse. Ela ajuda nesse sentido, pois faz com que o aluno se concentre no presente, por meio da respiração, desocupando a mente e melhorando o equilíbrio emocional. Além disso, o método promove o relaxamento e aumenta a concentração, fazendo com que os alunos se sintam muito mais seguros e confiantes, para lidarem com as adversidades do dia a dia e se concentrarem no estudo ou trabalho.

Ganho no tônus muscular e melhora da postura 

O Yoga também desenvolve a musculatura e melhora a postura, com os movimentos propostos em aula. Esses movimentos trabalham a contração muscular, aumentando a força e deixando o indivíduo mais flexível e consciente sobre o seu corpo. Com alongamentos e a correta execução dos movimentos, é possível melhorar dores na coluna e nas costas, por exemplo. 

Desenvolvimento de todas as áreas da vida 

Como explicamos, o Yoga é uma filosofia que expande sua presença para todas as áreas da vida do praticante. Assim, a técnica desenvolvida nas aulas promove a qualidade de vida, melhora as relações humanas e propõe o desenvolvimento em todas as áreas, tanto pessoal quanto profissional.

Sabemos que nossos hábitos diários, como acordar, se alimentar, trabalhar e dormir estão cada vez mais automáticos. Por isso, a prática do Yoga busca quebrar esses ciclos viciosos, permitindo que os praticantes conheçam melhor a si mesmos.

Portanto, podemos concluir que praticar o Yoga é uma excelente forma de cuidar da saúde. Afinal, o método convida o praticante a mudar gradativamente os seus hábitos por meio do autoconhecimento. Se você se interessou pelo assunto e quer conhecer melhor a técnica, a Monday Academia oferece aulas. Acesse nosso site e saiba mais!  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *