Musculação emagrece? Mito ou verdade? Descubra!

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Atualmente, é notório o crescimento da população interessada na prática de atividades e exercícios físicos. Com isso, a busca por academias crescem de forma alarmante. Todavia, ao iniciar o processo de inscrição em uma academia, você pode se sentir “perdido”. Afinal, são inúmeros exercícios que prometem tonificar e secar. Provavelmente, você já deve ter tido contato com os famosos exercícios aeróbicos, estes sempre indicados para o emagrecimento. Mas, você já parou para pensar se a musculação emagrece assim como esses exercícios?

Não importa o motivo pelo qual sua busca pelo emagrecimento começou. Fato é que, na busca pelo método ideal de perder peso, é bem provável que você tenha tido contato com inúmeras técnicas, tipos de exercícios e dietas. Desta forma, você deve ter ouvido falar sobre diversos métodos para emagrecer. No entanto, alguns deles podem ser estigmatizados e mistificados, o que ocorre com a musculação. Pensando nisso, descubra no post de hoje, se a musculação emagrece de verdade ou se é apenas mais um mito confirmado!

Normalmente, os treinos de musculação são indicados para quem quer ganhar massa muscular. No geral, os treinos fortalecem, potencializam e aumentam o tônus muscular. Além de definir e modelar o corpo.
Em suma, para descobrirmos se praticar musculação emagrece mesmo, antes é preciso entender alguns conceitos, como por exemplo, o que é e como funciona. Desta forma, é possível compreender melhor e descobrir se a modalidade de exercício pode ou não ajudar no processo de emagrecimento. Dito isso, confira a seguir.

 

O que é e como funciona a musculação?

Basicamente, a musculação é uma modalidade de treinamento físico, conhecida também como treinamento de força. Tendo como objetivo, o aumento do tônus muscular, força e aumento da potência física do praticante através do uso de pesos externos. A modalidade exige ainda, exercícios de elevada intensidade, diversas repetições e pode ser personalizada em treinos curtos, médios e longos.

Na prática, os exercícios de musculação, provocam algumas alterações neuromusculares. Ou seja, causam pequenas micro lesões na musculatura, sendo que, durante o período de descanso, ocorre o processo de recuperação, conhecido como “super compensação”.

Posteriormente à recuperação, as fibras musculares são reconstruídas e de certo modo, “programadas” pelo nosso corpo para serem mais fortes. Assim, somando-se vários desses episódios – a longo prazo – ocorre o que é chamado de hipertrofia. O que por sua vez, aumenta o tônus muscular.

Embora, os exercícios de musculação sejam de suma importância no preparo e condicionamento físico de atletas de diversos esportes, é importante diferenciá-la do fisiculturismo ou levantamento de peso. Uma vez que, a musculação é uma modalidade de exercícios e ambos os demais citados, são considerados modalidades esportivas.

Mas afinal, fazer musculação emagrece?

De um modo geral, todas as atividades físicas – se praticadas com regularidade e com o auxílio de uma boa alimentação – proporcionam a queima de calorias e consequentemente o emagrecimento. Nesta categoria, podemos incluir também a musculação.

Podemos dizer que, a musculação emagrece, pois, os exercícios executados com pesos, estimulam o ganho de massa magra e a substituição da gordura por músculos. Inicialmente, é bem possível que não seja observado uma perda de peso expressiva na balança. Todavia, com um treino adequado ao perfil do novo praticante, é possível observar a redução de medidas e bons ganhos estéticos à sua forma física.

Ademais, para que o corpo aproveite bem todos os benefícios da modalidade, é necessário um esforço moderado. Sendo que este, deverá ser gradualmente aumentado em sua intensidade. Isso porquê, o organismo tende a se acostumar com os exercícios executados, sendo preciso ajustar a carga e intensidade para que o corpo continue respondendo de forma satisfatória aos exercícios.

É importante destacar que, os resultados a serem obtidos não dependem exclusivamente do tipo, intensidade e carga do treino. Ou seja, outros fatores como por exemplo: condicionamento cardiorrespiratório, alimentação, hereditariedade e flexibilidade podem influenciar de forma positiva ou negativa nos resultados.

Sim, musculação emagrece! Agora, conheça outros benefícios

Além da queima de calorias, inúmeros outros benefícios da musculação podem ser observados, tanto para a saúde no geral, quanto para a aparência física. Assim, a execução das atividades bem orientadas, resultam no:

  • Aumento do metabolismo;
  • Prevenção da osteoporose (estimulando a produção de massa óssea);
  • Prevenção da diabetes;
  • Melhora na postura;
  • Melhora no condicionamento respiratório;
  • Diminuição da pressão arterial;
  • Aumento da flexibilidade;
  • Aumento do gasto calórico;
  • Combate de problemas emocionais;
  • Definição dos músculos – ajudando a modelar o corpo;
  • Auxiliando na prevenção de lesões, dores na costas, artrites e artroses;
  • Aumento da confiança e autoestima;
  • Promovendo o bem-estar físico e mental.

Como observado, a prática da musculação emagrece e promove diversos benefícios para a saúde. Transformando assim, corpo e mente. A seguir, entenda como é possível potencializar a queima de gordura através da musculação.

Como é possível queimar o máximo de calorias com a musculação?

Como dito anteriormente, praticar atividades físicas, assim como a musculação, resultam no gasto calórico. Logo, quando praticamos essas atividades, os gastos energéticos são divididos em duas fases. Sendo a primeira, quando ainda estamos praticando e a segunda quando estamos nos recuperando do treino.

No caso da musculação, o gasto calórico realizado durante o treino é tão considerável, quanto o gasto de energia para recuperar o corpo após os exercícios. Assim, ocorre um aumento significante do metabolismo e consequentemente ajuda no processo de emagrecimento.

Vale lembrar que, os diferentes tipos e métodos de treinamentos são potencializados quando auxiliados com uma alimentação balanceada e de acordo com o programa de emagrecimento escolhido.

Para potencializar a queima de calorias e garantir que a musculação emagrece mesmo, não deixe de executar corretamente os exercícios, evite exagerar na carga (já que o objetivo é fazer um treino contínuo com poucas pausas), diminua o intervalo de descanso para o máximo de 30 segundos e procure exercícios que utilizem grupamentos de músculos grandes, pois quanto mais músculos forem trabalhados, maiores serão os gastos calóricos na atividade.

Conheça 3 exercícios de musculação para emagrecer

Podemos dizer que, o melhor exercício de musculação para emagrecer, será aquele que exigirá mais do seu corpo e metabolismo. Sabe aqueles exercícios que te fazem mexer dos pés a cabeça? Então, é exatamente estes que irão te ajudar a perder peso.

Uma boa dica para potencializar o treino, é a utilização de halteres. Estes por sua vez, ajudam no processo de emagrecimento com a musculação. Para isso, você pode montar séries utilizando halteres e uma combinação de treinos de força e resistência. Assim, utilizá-los durante os exercícios para perder peso, garantirá um maior gasto calórico e desenvolvimento do tônus muscular. A seguir, conheça os 3 melhores exercícios para emagrecer com a musculação.

Agachamento

O agachamento é um exercício destinado aos membros inferiores. Todavia, ao utilizar cargas (barras e anilhas), pode-se trabalhar o corpo inteiro. Ao fazer isso, são muitos os músculos requeridos para executar o exercício, o que faz com que o corpo aumente a liberação de hormônios anabólicos, acelerando assim o metabolismo.

Supino

Já o supino, é considerado como um dos exercícios mais completos para definir e tonificar o peitoral, por se tratar de um exercício que movimenta muitos músculos dessa área. Normalmente, são utilizados volumes e cargas adequadas que geram a hipertrofia dos músculos do tríceps e deltóides. Logo, tonifica toda a região dos ombros, tríceps e peito e desta forma, proporciona um crescimento muscular satisfatório e equilibrado.

Remada unilateral com halteres

Considerado como um dos exercícios clássicos de musculação, a remada unilateral com halteres promove uma maior concentração de esforço no músculo a ser trabalhado e permite a compensação de eventuais desequilíbrios. Além disso, é um dos treinos hipertróficos mais eficientes indicados para tonificar os músculos das costas, permitindo ainda, diversas variações que podem estar ligadas à amplitude dos movimentos e cargas. O que por sua vez, potencializa a queima de gordura e consequentemente o emagrecimento.

Além dos citados, as diversas variações de agachamento, os exercícios de pulldown, levantamento terra entre outros, também são super eficientes na queima calórica e tonificação muscular.

Desmistificando a musculação na busca pelo emagrecimento

Antigamente, a musculação era estigmatizada como um treino destinado apenas àqueles que desejavam o máximo ganho muscular através da tonificação. Logo, não era nem de longe oferecida a mulheres, jovens, idosos ou portadores de necessidades especiais.

No entanto, com o avanço da ciência e diversos estudos, observou-se que o treinamento com força ofertava inúmeros benefícios para todos os setores da população, sem exceções!

Embora ainda haja muitos paradigmas a serem quebrados, estudos científicos comprovaram que a musculação além de ajudar na construção e desenvolvimento do tônus muscular, colabora para o aumento do metabolismo e ajuda no processo de emagrecimento. Logo, não só praticar musculação deixou de ser coisa de “fortão”, como passou a ser utilizada para a perda de peso.

Mesmo sabendo que a musculação emagrece, pode ser que você não abra mão dos exercícios aeróbicos e tudo bem. Fato é que, nenhuma prática de nenhum tipo de treino em específico anula o outro. Portanto, ambos proporcionam benefícios distintos e cada qual permitem adaptações que favorecem a perda de peso e a tonificação muscular. Além disso, podem ser combinados e potencializar os resultados desejados.