Exercício aeróbico depois da musculação emagrece?

Exercício aeróbico depois da musculação emagrece

Exercício aeróbico depois da musculação emagrece

Exercício aeróbico depois da musculação emagrece?

Primeiramente, antes de entrarmos no quesito se o exercício aeróbico depois da musculação emagrece, ou ainda se ele deve ser feito antes da musculação, é preciso definirmos bem o que é e como funciona cada exercício.

Sabemos que, além de uma dieta equilibrada para que tenhamos sucesso durante o processo de emagrecimento, é preciso definir um bom programa de exercícios físicos. E obviamente para conseguir um resultado satisfatório, não basta sair por aí fazendo exercícios a esmo. É preciso organizar a rotina de exercícios de forma efetiva e que proporcione o melhor resultado de acordo com o objetivo almejado.

Pensando nisso, criamos esse post afim de te ajudar a descobrir a melhor forma e melhor momento de praticar determinado exercício e fazer com que você consiga alcançar o seu objetivo. Além disso, iremos discutir uma dúvida que muitos têm: o exercício aeróbico depois da musculação emagrece? E falaremos também qual o melhor momento para realizá-lo.

Para isso, iniciaremos uma breve descrição sobre o que é exercício aeróbico e o que é o exercício anaeróbico. Além de descobrirmos como cada tipo de exercício atua em nosso organismo e qual a melhor forma de organizá-los. Assim, você descobrirá se o exercício aeróbico depois da musculação emagrece e a vantagem de praticá-lo neste momento.

O que é exercício aeróbico?

Em suma, os exercícios aeróbicos são aqueles em que o nosso corpo utiliza o oxigênio durante o processo em que se gera a energia dos músculos. No geral, esses tipos de exercícios trabalham com uma variedade de grupos musculares de forma rítmica, onde por sua vez elevam os batimentos cardíacos e a respiração durante um tempo. Seus principais objetivos são:

  • Aumento do metabolismo;
  • Perda calórica;
  • Melhora na capacidade respiratória;
  • Aumento do fluxo sanguíneo dentro dos músculos.

No geral, os exercícios aeróbicos são contínuos, prolongados e realizados com movimentos não muito rápidos. Em síntese, a duração e velocidade dos movimentos são fatores que podem ser manipulados para caracterizarem o exercício como leve, moderado ou intenso. Alguns exemplos entre muitos são: correr, andar, nadar, dançar ou pedalar.

Os exercícios aeróbicos são super benéficos para a nossa saúde, pois melhoram a oxigenação dos tecidos, aumentam nossa expectativa de vida, fortalece o coração e pulmão e previne doenças como: osteoporose, artrite, diabetes tipo 2, derrame, pressão alta, doenças cardiovasculares e muitas outras. Além é claro, de nos ajudar a perder aqueles quilinhos indesejados.

Exercício aeróbico depois da musculação emagrece corrida

O que é exercício anaeróbico?

Por sua vez, os exercícios anaeróbicos são os exercícios que trabalham diversos grupos musculares em um constante e determinado período. Esse tipo de exercício consiste em realizar movimentos rápidos e de alta intensidade. Além de exercícios que aumentam e melhoram a resistência, força e massa muscular.

Um dos exemplos mais conhecidos desse tipo de exercício, é a musculação. No geral, são exercícios muito utilizados por atletas que precisam desenvolver força e construir massa muscular. Tendo como principais objetivos:

  • Melhora da postura;
  • Auxilio na perda de peso;
  • Modelagem do corpo;
  • Metabolismo acelerado;
  • Melhora na resistência;
  • Aumento da força e massa muscular.

Basicamente, quando praticamos exercícios como os de musculação, nosso corpo utiliza principalmente o carboidrato como principal fonte de energia (diferente dos exercícios aeróbicos que utilizam o oxigênio). Desta forma, mesmo após finalizar os exercícios, as células do nosso corpo, continuam a queimar calorias. Logo, as atividades anaeróbicas, como a musculação, são bastante indicadas para pessoas que têm como objetivo perder peso.

Embora haja a eliminação de gordura, é preciso frisar que nem sempre isso se reflete na balança. Já que, nesse caso, ocorre a substituição da gordura por massa magra. Logo, essa massa adquirida, tende a ser mais pesada do que a gordura.

Exercício aeróbico depois da musculação emagrece

O que diz a ciência quanto a combinação dos exercícios aeróbicos e anaeróbicos?

De acordo com o estudo Hearty, onde participaram mais de 300 adolescentes com sobrepeso, ambos os exercícios (aeróbicos e anaeróbicos) são eficazes no processo de emagrecimento.

Todavia, o estudo mostra ainda que a perda de gordura é significativamente maior com a combinação de ambos. Durante o estudo, constatou que essa combinação reduziu a porcentagem de gordura corporal nos adolescentes, se comparado aos exercícios praticados isoladamente. Além de melhorar o sistema energético, a capacidade metabólica, a aptidão cardiorrespiratória, ter o aumento da massa muscular e/ou alterações qualitativas na massa muscular esquelética.

Dito isso, combinar os dois exercícios irá potencializar o seu treino e promover o emagrecimento. Agora que já sabemos que a combinação desses dois exercícios potencializam a perda de peso, será que o exercício aeróbico depois da musculação emagrece? Confira a seguir!

Praticar exercício aeróbico depois da musculação emagrece?

Segundo o especialista em nutrição, modelo fitness e apresentador Obi Obadike, o mais indicado é que os exercícios aeróbicos sejam executados após o treino de musculação (segundo explicou em artigos publicados no site Body Building).

Mas, será que a prática de exercício aeróbico depois da musculação emagrece? E como isso de fato ocorre?

Assim como visto anteriormente, os exercícios de musculação queimam carboidratos para gerarem energia durante a prática do exercício. Por sua vez, os exercícios aeróbicos queimam o oxigênio. Para que possamos perder peso, é preciso que o nosso metabolismo utilize a gordura armazenada como principal fonte de energia. Mas afinal, como fazer isso?

Bem, antes de queimar gordura, nosso corpo precisa acabar com as reservas de glicogênio. Em suma, o glicogênio é uma substância essencial para a produção de energia (que será metabolizada nas células). Sendo ela, encontrada nos músculos e fígado.

Durante o treino de musculação, nosso organismo é capaz de metabolizar todo o glicogênio armazenado em nosso corpo. Logo, após o treino, nosso corpo estará “mais disposto” a eliminar as gordurinhas extras acumuladas durante a prática dos exercícios aeróbicos. Dito isso, podemos afirmar que sim, a prática de exercício aeróbico depois da musculação emagrece!

Além disso, dado ao fator conhecido como EPOC (em inglês: Excess Post Exercise Oxygen Consumption), ou seja, quando ocorre o consumo excessivo de oxigênio após a prática de exercício. O EPOC, faz com que o nosso corpo continue a queimar calorias mesmo depois de 48h após o treino.

Como o fator ocorre em taxas muito maiores durante a prática da musculação, se comparado à prática de exercícios aeróbicos, é muito mais benéfico que você esteja mais disposto na hora de realizar a musculação. Dito isso, os resultados serão mais satisfatórios se os exercícios aeróbicos vierem depois.

O que ocorre ao praticar o exercício aeróbico antes da musculação? É possível emagrecer?

Podemos dizer que este certamente é um assunto que levanta discussões entre os profissionais do mundo fitness. Enquanto alguns especialistas defendem que é melhor praticar os exercícios aeróbicos depois da musculação, há os que acreditam que praticá-los antes é muito mais benéfico. Todavia, uma coisa em que todos eles entram em um consenso, é que tudo irá depender do objetivo almejado. Ou seja, depende muito do que cada aluno têm como meta, seja perder peso ou ganhar massa muscular.

Caso você opte por realizar os exercícios aeróbicos antes da musculação, você certamente perderá a vantagem do fator EPOC (explicado anteriormente). Isso porquê, você gastará primeiro as reservas de glicogênio que deveriam ser gastas pela musculação e afetará o seu rendimento. Por outro lado, terminar o treino com os exercícios aeróbicos irá fazer com que você encerre o dia mais bem disposta.

Embora mesmo que seja possível emagrecer, segundo estudos, praticar o exercício aeróbico depois da musculação emagrece de forma mais eficiente. Podemos dizer que, em termos de saúde, o ideal é que você aproveite bem os exercícios de cada modalidade. Sendo que cada uma delas, possui diversos benefícios para a sua saúde e podem garantir um melhor desempenho. E consequentemente um melhor resultado no processo de emagrecimento.

HIIT: Uma combinação de exercícios aeróbicos curtos e intensos para emagrecer

Você já ouviu falar sobre o HIIT (em inglês, High-Intensity Intermittent Training, ou na tradução, Treinamento Intervalado de Alta Intensidade)? Os exercícios HIIT, foram criados com base em estudos que apontaram que: sessões de exercícios aeróbicos curtos, mas com alta intensidade, são mais eficientes no quesito “queimar gordura”. Isso se comparado à prática de exercícios aeróbicos de baixa intensidade e longa duração.

Assim, os princípios do HIIT é combinar períodos de atividades muito intensas com períodos de estímulos leves. De acordo com especialistas, a ideia é fazer com que o metabolismo acelere e que o corpo continue queimando calorias durante todo o dia. O que difere do treino aeróbico de baixa intensidade.

Para realizar o HIIT, é preciso seguir as seguintes diretrizes:

Primeira e segunda semana – Fase 1

Faça 15 segundos de exercícios de alta intensidade, seguido de 60 segundos de descanso ou exercícios de baixa intensidade. Um exemplo: 15 segundos de corrida e 60 segundos de caminhada. Desta forma, você estará seguindo a razão 1:4. Repita o processo até totalizar 15 minutos de treino.

Terceira e quarta semana – Fase 2

Faça 30 segundos de exercícios de alta intensidade, seguido de 60 segundos de descanso ou exercícios de baixa intensidade. Desta forma, você estará seguindo a razão 1:2. Repita o processo até totalizar 17 minutos de treino.

Quinta e sexta semana – Fase 3

Faça 30 segundos de exercícios de alta intensidade, seguido de 30 segundos de descanso ou exercícios de baixa intensidade. Desta forma, você estará seguindo a razão 1:1. Repita o processo até totalizar 18,5 minutos de treino.

Sétima e oitava semana – Fase 4

Faça 30 segundos de exercícios de alta intensidade, seguido de 15 segundos de descanso ou exercícios de baixa intensidade. Desta forma, você estará seguindo a razão 2:1 de treino. Repita o processo até totalizar 20 minutos de treino.

Normalmente, a grande maioria das pessoas preferem utilizar as técnicas de HIIT com uma combinação de corrida e caminhada. Todavia, esse tipo de treino pode ser realizado para bicicleta, nado, dança, corda e inúmeras outras atividades. Isso depende do que você gosta de fazer. Ou seja, você pode escolher atividades que são prazerosas para você e aproveitar todos os benefícios dos exercícios.

E você? Já sabia que o exercício aeróbico depois da musculação emagrece mesmo? Deixe aqui nos comentários o que você achou e não deixe de compartilhar com as suas amigas!