Coronavírus: como treinar em segurança nas academias?

Embora a situação no estado de São Paulo esteja estável quanto ao coronavírus, devemos tomar todos os cuidados para contribuirmos com a queda nas taxas. Enquanto a vacina não chega, é preciso encontrar meios de se adequar a uma nova rotina ou ao novo normal, sem deixar de realizar algumas atividades, como a prática de exercícios físicos que é tão importante.

Na cidade de São Paulo, por exemplo, a abertura das academias está sendo feita de modo gradual. Primeiramente, em um horário mais reduzido e, depois, liberando aulas coletivas e maior tempo com as academias abertas.

Desde a reabertura das nossas unidades, no dia 20 de julho, a Monday Academia vem realizando todos os protocolos de segurança: tapetes sanitizantes, aferimento de temperatura, reconhecimento facial, intensificação na limpeza dos ambientes, álcool gel 70% em todos os espaços, demarcações respeitando o distanciamento e uso de máscara obrigatório.

Para intensificar ainda mais a segurança dos nossos alunos e colaboradores, separamos algumas dicas para treinar com segurança. Confira!

5 dicas para treinar com segurança nas academias

A Covid-19 é uma doença causada pelo coronavírus, que pode apresentar variações de infecções assintomáticas a casos graves. Sua transmissão ocorre por meio de gotículas que são expelidas na tosse ou em um espirro e que podem ficar depositadas nos aparelhos da academia, por exemplo. A transmissão não ocorre pelo suor, mas isso não reduz a importância da limpeza dos aparelhos compartilhados.

Manter a prática de exercícios físicos é extremamente importante neste período. Afinal, as atividades físicas ajudam a fortalecer o sistema imunológico, aliviam o estresse e melhoram a qualidade do sono.

Veja algumas dicas para frequentar a academia com segurança e ficar com a saúde em dia.

1. Leve uma máscara extra para o treino

As máscaras protegem tanto o indivíduo que a usa, quanto as pessoas que estão a sua volta contra o coronavírus. Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), comprovou que, dependendo do material utilizado, a máscara tem uma eficiência que pode variar entre 60% a 97%. Portanto, esse é um acessório imprescindível para todos que saem de casa.

O uso de máscara já é obrigatório nos estabelecimentos. Dessa forma, somente os alunos com máscara podem entrar e permanecer na Monday Academia. Para reforçar a segurança, recomendamos que nossos alunos tragam uma máscara extra para os treinos. Afinal, durante o exercício há maior produção de suor, que pode molhar e comprometer a sua máscara.

2. Limpe os aparelhos

Nesse momento, a limpeza e higiene com os aparelhos devem ser redobradas. Embora a academia já faça essa manutenção, é importante criar hábitos de limpar os aparelhos, sejam eles tapetes, halteres, aparelhos fixos ou outros objetos, sempre que possível. Limpe-os  com o sanitizante hospitalar disponível em todos os ambientes e lembre-se essa dica serve tanto para alunos que realizam musculação quanto para aqueles das aulas em grupo.

3. Mantenha uma distância segura

Desde o início da pandemia, todas as informações e notícias ressaltam a importância do distanciamento social. Como a transmissão ocorre pelas gotículas que ficam no ar, é importante manter uma distância segura de, pelo menos, 2 metros. No caso das unidades da Monday, é mais fácil manter o distanciamento social, pois nossas academias possuem amplo espaço, que permite que o aluno realize seus exercícios sem precisar ficar muito próximo a outras pessoas. Além disso, estamos limitando o número de alunos dentro da academia e organizamos os treinos com o agendamento prévio de, pelo menos, 24h de antecedência no aplicativo Fiti.

4. Cuidado onde você coloca sua toalha

Outro ponto bastante importante é o cuidado com os objetos que são levados para a academia, principalmente, a toalha. Muitos alunos utilizam uma toalha durante o treino, pois suam muito. Agora, além de se preocupar com a higienização dos aparelhos, é importante tomar cuidado onde você coloca a toalha.

Por exemplo, se você coloca seus objetos na esteira ou em um banco, sem higienizar aquele local, há chances de você se contaminar com o coronavírus quando levar a toalha ao rosto para secar o suor. Por isso, redobre sua atenção!

5. Utilize uma garrafa de água individual

Durante a fase da pandemia, é preciso que todos os alunos levem suas garrafas de água e não utilizem o bebedouro. Afinal, o uso do bebedouro por diversas pessoas pode facilitar a transmissão. Outro ponto a ser destacado, é reforçar o número de vezes que você deve lavar as mãos durante o treino. O gesto de levar a mão ao rosto é quase involuntário durante a prática de exercícios físicos, por isso, se policie e tente lavar a mão com água e sabão ou passar o álcool gel 70% sempre que finalizar uma série de exercícios.

Para finalizar, é importante ressaltar que você só deve ir treinar se estiver se sentindo bem e se não tiver tido nenhuma interação com pessoas que testaram positivo ou que estavam com suspeita de terem contraído o coronavírus. Assim, você se protege e protege todos ao seu redor.

Gostou do nosso conteúdo com dicas para um treino em segurança durante a pandemia? Se você tem alguma dúvida sobre o assunto, deixe seu comentário no post!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *