Como vencer o sedentarismo?

Muitos acreditam que vencer o sedentarismo é difícil por isso, acabam adiando essa mudança de vida. Estudos indicam que a prática regular de exercícios físicos aumenta a expectativa de vida. Assim, nunca é tarde para começar a cuidar da sua saúde. 

A boa alimentação associada às atividades físicas contribui para a qualidade de vida e traz diversos benefícios. Então, por que tantas pessoas ainda não possuem hábitos saudáveis? Alguns se justificam dizendo que não se adaptam ou não gostam de nenhum exercício. Além disso, muitas pessoas iniciam uma atividade com foco no emagrecimento rápido. Assim, ao não conseguir um resultado a curto prazo, acabam ficando desmotivadas e desistem. 

Pensando nisso, resolvemos organizar, nesse conteúdo, algumas dicas para você vencer o sedentarismo. Veja! 

4 dicas para vencer o sedentarismo 

As atividades físicas, como musculação e exercícios aeróbicos, promovem mudanças no corpo e na mente que são capazes de melhorar as funções vitais. Antes de começar, muitas pessoas se perguntam e pesquisam sobre qual é o melhor exercício físico, como se houvesse uma única opção ou uma fórmula mágica de resultados.

A verdade é que o melhor exercício é aquele que você tem condição de realizar regularmente e que te proporcione prazer. Caso contrário, o hábito se tornará uma obrigação e rapidamente será abandonado. Veja 4 dicas para sair do sedentarismo. 

1. Estabeleça metas viáveis 

Estabelecer metas inatingíveis é o primeiro erro cometido por muitos. Por vezes, a motivação inicial vem de um amigo ou influenciador que corre 10km todo dia, de alguém que acorda às 6h da manhã para treinar. A motivação inicial é importante, mas se ela não tiver afinidade com a sua rotina e possibilidades, logo se tornará uma obrigação. 

Por isso comece gradualmente e insira o hábito na sua rotina de forma natural. Comece se propondo a treinar 3 vezes por semana ou correr 2 km. Dessa forma, a cada meta batida sua motivação será renovada e você pode se propor um novo desafio. 

2. Procure uma boa academia com bons profissionais 

Muitas pessoas sedentárias evitam a prática de exercícios, pois nem sabem por onde começar ou o que é mais recomendado naquele momento. Em casos de pessoas com  sobrepeso e níveis de saúde desregulados, por exemplo, nem todos os exercícios são viáveis. Por isso, procure uma boa academia e faça todos os exames necessários, antes de começar a prática. Isso trará segurança para a sua saúde e assertividade nos treinos. 

3. Selecione uma atividade que você gosta ou já praticou 

Criar um hábito não é simples. Há estudos que dizem que o tempo médio para uma prática se tornar um hábito é 60 dias. Assim, você deve facilitar para que a sua mente e seu corpo se acostumem com essa nova atividade. A forma mais fácil de fazer isso é optar por práticas que você gosta ou já conhece. Dessa forma, nem tudo será novo ou muito difícil, facilitando a adaptação. 

4. Planeje sua rotina 

O planejamento beneficia toda a área da sua vida e com a prática de atividades físicas não é diferente. Ao planejar a sua rotina de treinos, fica mais fácil se preparar e entender quais são as ações desenvolvidas em cada momento. Você pode, por exemplo, fazer musculação 3 vezes por semana e, nos demais dias, atividades livres, como prática de esporte ou corrida ao ar livre.

Além destas dicas, você pode encontrar outras maneiras, como encontrar um amigo ou parceiro para te acompanhar nos treinos. Assim, um acaba motivando o outro. Porém, o mais importante é começar e aos poucos vencer o sedentarismo. Gostou das nossas dicas? Então, o que está faltando para você começar hoje mesmo a cuidar da sua saúde? 

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