Conheça os 5 principais benefícios da dança para emagrecer!

Benefícios da dança para emagrecer

Saiba mais sobre os benefícios da dança para emagrecer

Precipuamente, a dança é uma das três principais artes cênicas da antiguidade, tendo como companhia a música e o teatro. Praticada de forma característica em diversos lugares do mundo, a dança sem dúvidas se tornou uma modalidade muito querida. Além de nos proporcionar inúmeros benefícios para o corpo e mente. Você conhece os benefícios da dança para emagrecer? Descubra agora 5 ótimos motivos para incluir na sua rotina!

Utilizada como forma de expressão criativa, a dança pode ser encontrada em diversas formas, estilos e modalidades. Tendo estilos que atraem todo o tipo de público e verdadeiros amantes. Além disso, a dança é um exercício bastante democrático. Podendo ser iniciado na infância, vida adulta ou velhice e continuar sendo praticada durante toda a vida.

Antigamente, acreditava-se que para conseguir bons resultados na perda de peso, era preciso suar a camisa. Literalmente, era quase que regra que se você quisesse emagrecer, deveria procurar uma boa academia ou suar a camisa correndo por quilômetros. No entanto, muita coisa mudou e muita coisa surpreendeu. Prova disso é a dança, que surgiu também como modalidade que queima gordura enquanto você se diverte. Logo, a sua procura tem sido cada vez maior.

Os benefícios da dança para emagrecer são muitos, os praticantes são contemplados com: aumento da eficiência do sistema cardiorrespiratório e cardiovascular, tonificação muscular, melhora na postura corporal e do equilíbrio e ainda contribui para a diminuição do estresse e prevenção da depressão.

Hoje, iremos falar sobre os 5 principais benefícios da dança para emagrecer, assim, você pode incluir a dança em sua rotina e atingir o objetivo almejado de forma prazerosa e super divertida. Confira!

Os 5 principais benefícios da dança para emagrecer:

Se você, assim como diversas outras pessoas, é daquelas que não curte muito ir à academia, mas que deseja manter o corpo em forma, a dança é uma ótima opção. Agora, se você já têm uma rotina de exercícios, que tal considerar modificá-la um pouco e adicionar a dança aeróbica? Em suma, a grande maioria dos benefícios da dança para emagrecer é devido ao fato de que a dança é um exercício aeróbico. Ou seja, exercícios em que o nosso corpo queima oxigênio, afim de gerar energia.

Basicamente, a dança aeróbica, mistura inúmeros movimentos que estão entre passos de danças e exercícios aeróbicos tradicionais. Sem dúvidas, existem inúmeros programas de dança que você poderá aproveitar de acordo com o seu gênero musical favorito. E o melhor de tudo: você pode emagrecer dançando de forma gradual, saudável e muito divertida!

Outra grande vantagem é que você poderá modificar o seu programa de dança, ou ainda substituir os exercícios aeróbicos tradicionais, de acordo com os seus objetivos do dia. Por exemplo, se você fosse fazer uma caminhada de alta intensidade e curta duração, que tal requebrar até o chão ao som do funk?

Em suma, o funk exige muito das coxas e glúteos, além de trabalhar bastante o coração para controlar os movimentos. Com os movimentos, as fibras musculares são acionadas o tempo todo. Dependendo da variedade e tipo de movimento, eles ainda são capazes de tonificar e fortalecer todos os músculos, incluindo os do abdômen! Tem como não amar a ideia? Já pensou em conquistar aquela barriga trincada e perna torneada dançando funk?

Confira a seguir 5 principais benefícios da dança para emagrecer e marque já essa aula, ou a insira a prática à sua rotina diária de exercícios e conquiste o corpo que sempre desejou!

1.    Momento do treino: sempre uma novidade!

Um dos benefícios da dança para emagrecer, sem dúvidas, é o alivio do tédio. Normalmente, a maioria das pessoas relatam que praticar os mesmos exercícios aeróbicos todos os dias acaba se tornando algo tedioso, e assim, você pode não se dedicar tanto ao exercício praticado e não obter resultados satisfatórios, uma vez que o seu rendimento não será mais o mesmo.

Já a proposta de incluir a dança na rotina de exercícios é uma grande vantagem, pois sempre existirá uma novidade no plano de exercícios. Além disso, existem diversos tipos de dança e você poderá emagrecer dançando com as suas músicas favoritas!

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Dançar é mais divertido com suas músicas favoritas!

2.    Queima de gordura: sim, é possível emagrecer dançando!

Precipuamente, em todos os ritmos de dança, é possível ter uma queima de 4 a 6 calorias por minuto. Todavia, isso dependerá do grau de intensidade dos movimentos e duração dos exercícios. Obviamente, os movimentos moderados queimam menos calorias se comparados aos movimentos de alta intensidade.

Segundo especialistas da área, para conseguir queimar aquelas gordurinhas indesejadas é preciso que você atinja o ritmo de batimentos cardíacos alvo, além de permanecer assim por um longo período. Basicamente, seria copiar o mesmo comportamento que ocorre, quando praticamos uma atividade aeróbica tradicional. Desta forma, o seu corpo será capaz de queimar as reservas de gorduras armazenadas para gerar energia. Logo, esta ação estará contribuindo para o seu emagrecimento.

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A dança eróbica e seus benefícios para o emagrecimento.

3.    Tonificação e fortalecimento muscular.

Anteriormente, citamos como o funk pode ser uma dança super benéfica para o emagrecimento. Além de ajudar a queimar uma boa quantidade de calorias, o funk, assim como a zumba, requer movimentos que estão o tempo inteiro acionando as fibras musculares do nosso corpo.

Podemos dizer que dançar emagrece, e é sem dúvidas, uma ótima e eficaz atividade para tonificar e fortalecer os músculos. Se pararmos para observar os dançarinos profissionais, iremos perceber que a grande maioria possui músculos longos, magros e muito tonificados. Isso porque os movimentos da dança trabalham diversos grupos musculares, podendo ser específicos ou do corpo inteiro.

Em síntese, a grande maioria dos programas de dança aeróbicos são super eficazes para trabalhar os membros inferiores, como pernas, coxas e glúteos. Todavia, existem também diversos outros programas com a proposta de trabalhar os membros superiores. Desta forma, você pode aproveitar os benefícios da dança para emagrecer e tonificar também o abdômen. E não tem jeito mais divertido do que dançar e conquistar uma barriga chapada, não é?

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Movimentos da dança que trabalham diversos grupos musculares.

4.    Dança: melhora a elasticidade da pele e diminui a flacidez.

Por ser um exercício aeróbico que se exige muito das nossas pernas, glúteos, braços e abdômen, a dança trabalha nossa coordenação motora, aumenta nossa flexibilidade e postura. Além é claro de melhorar a elasticidade da pele e diminuir a flacidez.

Quando falamos no desejo de ter uma pele mais firme, existem diversas maneiras de conseguir alcançar esse objetivo. Algumas delas, incluem: tratamentos estéticos, mudanças na alimentação, exercícios específicos e dança! Embora, possuam nomes distintos, todos eles agem da mesma maneira. Ou seja, estimulam a produção de colágeno. Onde por sua vez, é o principal responsável por dar sustentação ao tecido cutâneo.

Precipuamente, a flacidez da pele é caracterizada por apresentar uma “frouxidão” no tecido. Podendo ter sua origem em diversas razões, como por exemplo: gravidez, ganho e perda de peso constante (famoso efeito sanfona), causas naturais do envelhecimento ou ainda grande exposição ao sol. Para perder essa flacidez, os exercícios aeróbicos são bastante indicados. Isso devido ao fato de serem exercícios que normalmente mexem com todo o nosso corpo. Sendo assim, a dança pode ser uma ótima aliada ao combate da flacidez.

Além disso, você poderá receber todos os benefícios da dança para emagrecer e ainda manter uma pele jovem e saudável. Para se ter uma ideia, o gasto calórico da dança (dependendo da intensidade) é de 200 a 400 calorias por hora. O que seria mais ou menos o equivalente ao gasto energético de 1 hora de caminhada (300-500 calorias).

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A dança trabalha nossa coordenação motora, aumenta nossa flexibilidade e postura.

5.    Contra a retenção de líquido, a dança pode ser a sua melhor amiga!

Por último e não menos importante, um dos benefícios da dança para emagrecer é a diminuição da retenção de líquido. Logo, isso acaba refletindo no nosso peso final, já que essa retenção nos deixam inchadas. Basicamente, os exercícios aeróbicos (como corrida, caminhada e dança) fazem o nosso coração bombear mais, estimulando assim, os vasos linfáticos e consequentemente evitando o inchaço.

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Dance com amigos, divirta-se e sinta os benefícios da dança para emagrecer.

Entretanto, não basta somente praticar exercícios que promovem a diminuição da retenção de líquido, é preciso eliminar alguns alimentos nocivos que contribuem para ela. Um exemplo bem conhecido desse alimento é o sódio. Que por sua vez, está presente em muitos alimentos, como os ultra processados e industrializados. Sabe aquele lanche daquela rede de fast food super inocente? Então, se você não quer ficar inchada por reter líquidos e deseja emagrecer, é melhor esquecê-lo definitivamente! Ah, os refrigerantes e bebidas gaseificadas também entram na lista dos vilões!

A pratica da atividade ainda ajuda no combate a outros sintomas associados a retenção de líquidos, como: pressão alta, dor de cabeça, dor no peito e vista embaçada. Além de melhorar o funcionamento do nosso intestino e combater a prisão de ventre.

E aí, empolgados(as) para marcar uma aula de dança para emagrecer? É possível, inclusive utilizar o ritmo da zumba para dançar em casa e emagrecer de forma eficaz e divertida.