benefícios da corrida

Benefícios da corrida: entenda!

Você conhece os benefícios da corrida? A corrida pode ser considerada um dos exercícios mais democráticos. Afinal, com apenas um tênis e uma roupa confortável já é possível começar esse esporte. 

Essa atividade física é uma excelente opção tanto para pessoas sedentárias que estão começando a praticar exercícios quanto para quem já tem uma vida saudável, aliando boa alimentação aos treinos. 

Para entender melhor os benefícios dessa prática, convidamos a Profissional de Educação Física da Monday, Fabrícia Penna, para responder algumas perguntas sobre esse assunto. Veja!  

Quem pode praticar a corrida? 

Fabricia começa explicando que todas as pessoas estão aptas a praticar a corrida desde que não tenham limitações físicas ou restrições médicas. A profissional destaca que para quem é iniciante o ideal é começar por caminhadas mais leves e aos poucos ir fazendo revezamentos entre caminhada e corrida. 

“Isso é importante, pois há um fortalecimento das pernas, diminuindo os riscos de lesões nas articulações, tornozelos, joelhos e quadril. Além disso, conforme o praticante vai perdendo peso, fica mais fácil correr e alcançar bons resultados”, explica. 

Quais são os benefícios da corrida? 

A corrida promove benefícios tanto para a saúde física quanto para a saúde mental. Essa prática ajuda na prevenção de doenças, como a hipertensão e melhora a circulação do sangue. Ela também acelera o sistema metabólico, que auxilia na diminuição do percentual de gordura corporal

Além de emagrecer, a prática da corrida fortalece os músculos da perna, reduzindo os riscos de lesão. Nesse caso, associar treinos de força com a corrida, diminui as chances de se machucar durante o exercício. Outro benefício da corrida é o aumento do condicionamento físico e a disposição. Ao praticar exercícios, há liberação do hormônio endorfina, que ajuda inibindo o estresse e melhorando o humor. 

Ou seja, a prática da corrida promove o bem-estar, melhora a condição física e previne uma série de doenças cardiovasculares. É importante ressaltar que se o seu objetivo é alcançar metas específicas, como correr uma maratona ou participar de um triátlon, o ideal é procurar ajuda de um profissional da área para que os treinos sejam voltados às suas metas.

Há diferenças entre a corrida de rua e a corrida indoor? 

Fabricia explica que há diferenças entre os dois tipos de corrida: corrida de rua e corrida indoor. Mas ressalta que as duas modalidades podem ser feitas de forma complementar. A corrida indoor possui mais conforto e amortecimento para o praticante. Afinal, a esteira possui um terreno seguro, sem obstáculos ou desníveis. Além disso, não há resistência ao ar, que ocorre em locais abertos. 

Já a corrida ao ar livre possui os obstáculos e irregularidades do terreno. Mas possibilita a corrida com a paisagem e a resistência do ar que ajuda na melhora do condicionamento cardiorrespiratório, possibilitando que o praticante corra por mais tempo. 

Fabricia ainda acrescenta que a prática da corrida não só pode ser feita em conjunto com outras atividades como é necessária. “Ao combinar a corrida com a musculação, por exemplo, há um fortalecimento de pernas, principalmente do abdômen e costas, facilitando a corrida. Além disso, para ter um corpo harmonioso é preciso treinar individualmente os braços e outras partes do corpo, seja em treinos de musculação, seja fazendo bike e natação”, finaliza.

Assim, podemos perceber que a corrida traz vários benefícios para o corpo, além de poder ser praticada tanto por iniciantes quanto por pessoas experientes. Para um bom treino de corrida, a dica é sempre estar atento à respiração, utilizar roupas confortáveis e ingerir alimentos leves antes do treino. Gostou do nosso conteúdo? Tem alguma dúvida sobre este assunto? Deixe o seu comentário no post!

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