A importância das aulas coletivas na academia

Aulas Coletivas

Aulas Coletivas

Sem sombras de dúvidas, praticar exercícios físicos é a melhor opção para quem deseja ter um corpo definido e a saúde em dia. E embora a ideia de ir à academia possa ser muito prazerosa para algumas pessoas, para outras nem tanto. Por isso, se você é daquelas pessoas que precisam se exercitar, mas que não curtem muito a monotonia de alguns treinos, as aulas coletivas na academia é perfeita para você.

Logo, se você quer estar por dentro do que são, como funcionam e como melhorar o seu dia a dia nos treinos, descubra a seguir tudo sobre aulas coletivas na academia. Além é claro, do porque ela pode ser a solução perfeita para você que busca pelo corpo ideal, melhorar a saúde ou perder peso de forma rápida e eficiente.

O que são aulas coletivas na academia e porque são efetivas?

Sendo autoexplicativas, as aulas coletivas na academia, nada mais são do que aulas ministradas por um profissional competente em grupos. Onde, englobam uma série de movimentos e exercícios pré-determinados que podem ou não serem repetitivos. Em suma, essas aulas podem ser compostas tanto por um treino com exercícios aeróbicos, como por movimentos de dança e coreografias.

Vale ressaltar que esse tipo de aula é toda ministrada de uma forma dinâmica e muito divertida. Logo, você pode participar dessas aulas com um colega de trabalho, com o crush do momento ou com a melhor amiga. Dito isso, alguns exercícios – que para muitos podem ser vistos como chatos ou monótonos – são transformados em treinos divertidos e prazerosos. Mas é claro, que tudo isso sem deixar de aproveitar e usufruir de todos os benefícios de estar em uma academia.

Desta forma, as aulas coletivas se tornam mais eficientes por fazer com que seus participantes se sintam ainda mais motivados e empenhados durante as aulas ministradas. O que por sua vez, ajuda a potencializar ainda mais os exercícios e movimentos, deixando-os assim, mais próximos de seus objetivos.

Como funcionam as aulas coletivas?

Assim como dito anteriormente, as aulas são ministradas por profissionais competentes dos mais variados ramos. Podendo incluir desde profissionais de educação física, quanto professores experientes de dança ou luta, entre outras modalidades. Embora possam existir uma variedade estilos e tipos de aulas coletivas, no geral elas são compostas por:

  • Um grupo de alunos diversos;
  • Música animada;
  • Muito ritmo;
  • Movimentos que podem ou não serem repetitivos;
  • Muita energia e motivação.

Ah sim, e não podemos esquecer de mencionar que, você irá suar muito, dar muitas risadas e se divertir queimando calorias!

Ok, sei que você já se animou até aqui. Mas calma, que os benefícios das aulas coletivas na academia estão só começando, digamos que esses foram apenas alguns “spoilers”. Por isso, confira a seguir, alguns exemplos e benefícios das aulas coletivas na academia que irão te animar a se matricular ainda hoje!

Exemplos de aulas coletivas que possam ser oferecidas na academia

Antigamente, quando se falava em aulas coletivas, as pessoas logo pensavam nas aulas de dança ou jumping. Todavia, com o passar do tempo e com a evolução dos estudos do mundo fitness, não são somente as aulas de danças que hoje podem ser ministradas em grupos. Sendo possível encontrar uma variedade de modalidades que agradam a todos os gostos, variando desde treinos aeróbicos à intensos e/ou dedicados ao fortalecimento muscular.

A seguir, confira uma lista com algumas modalidades que você pode praticar na academia em aulas coletivas:

  • Dança, como zumba, ritmos e outros ritmos. Conheça também os 5 benefícios da dança para emagrecer! 
  • Lutas, como por exemplo, muay thai, boxe e jiu-jitsu;
  • Ginástica, treinos funcionais e aeróbicos;
  • Jumping;
  • Spinning e muito mais.

As opções acima, permitem inclusive que crianças, gestantes, idosos ou pessoas com alguma limitação física possam participar dos treinos – sempre respeitando os limites de cada um. – Além disso, quando se treina em grupo, os dias de desânimo ficam de lado e mesmo que você não se sinte com vontade de ir à academia. Saber que você irá se encontrar com outras pessoas, acaba servindo como estimulante e motivação.

Benefícios imperdíveis das aulas coletivas na academia

Nem precisamos falar sobre o quanto é importante se exercitar e sair do sedentarismo, não é mesmo? A prática de atividades físicas não só é eficiente quanto ao preparo e condicionamento físico, como também é importantíssima na manutenção da boa saúde.

São inúmeros os benefícios que a prática regular de atividade pode proporcionar. No entanto, ao se matricular na academia, talvez você não se sinta muito motivado ao praticar os exercícios sozinho. O que por sua vez, pode influenciar negativamente na decisão de deixar de frequentar o ambiente. E é exatamente neste ponto que as aulas coletivas na academia contribuem positivamente.

A seguir, confira uma lista que criamos com os 5 principais benefícios das aulas coletivas na academia para que você possa potencializar ainda mais os seus resultados. Confira:

1.     Treino diversificado

Basicamente, as aulas coletivas podem ser de diversos tipos e segmentos, o que permite uma variedade de tipos de treinamento. Podendo variar desde treino aeróbico, treinamento HIT, dança, luta, treino funcional ou de força. Logo, não é difícil encontrar modalidades que são agradáveis a todos os estilos e gostos. Sendo assim, fica fácil encontrar uma modalidade que corresponda aos seus interesses e objetivos.

2.     Reduz o estresse do dia a dia

Por si só, praticar uma aula de ginástica ou dança já é o bastante para se sentir mais leve e descarregar o estresse diário. Haja vista que, a prática da atividade é agradável, estimulante e muito divertida.

Além disso, os exercícios estimulam a liberação de um hormônio conhecido como serotonina. Em suma, a serotonina é um neurotransmissor encontrado no sistema digestivo e plaquetas do sangue. E é este hormônio o responsável por regular nosso humor, apetite, sono ou ainda nossa temperatura corporal e o nosso ritmo cardíaco. Desta forma, a ausência ou a baixa produção do mesmo, pode nos deixar com mau humor, sintomas de ansiedade ou com dificuldades para dormir.

Assim, enquanto você pratica aquela aula dinâmica na presença dos seus amigos com uma música eletrizante e queima de calorias, você ainda libera hormônios que irão prolongar sua sensação de bem estar, melhorar seu sono, diminuir as chances de uma depressão e ainda aumentar a sua produtividade durante os dias de trabalho. Incrível, não? Mas tem muito mais, confira a seguir.

3.     Distração garantida

Além de proporcionar a sensação de bem estar prolongada pela liberação da serotonina, as aulas coletivas na academia são tão dinâmicas e animadas, que fazem com que os seus participantes se envolvam por completo nas aulas. Assim, proporcionam uma distração benéfica que os induz a se deixar levar e esquecer – ao menos momentaneamente – os problemas diários. E cá entre nós, quem é que vai estar pensando nos boletos a vencer, quando se está em uma aula de zumba ou lambada? Impossível!

4.     Proporcionam bons resultados

Sem sombras de dúvidas, quando o assunto é perda de peso ou ganho de massa, pode-se afirmar que, a frequência, a intensidade e os estímulos musculares variados são essenciais para obter bons resultados e atingir os objetivos finais estabelecidos pelo praticante. Logo, quando se consegue a compilação desses três fatores, fica muito mais fácil alcançar os objetivos.

E é por isso, que as aulas coletivas na academia podem ser a melhor opção para quem deseja obter resultados rápidos e eficazes. Isso porque, as aulas coletivas conseguem fazer esse compilado perfeitamente. Sendo tão dinâmicas e motivadoras que conseguem melhorar a frequência dos alunos às aulas. Já a presença de um profissional garante a intensidade e variedade de exercícios que conseguem estimular todos os grupos musculares. E assim proporcionam bons resultados para o aluno de acordo com os seus objetivos finais.

5.     Diversidade de perfis e disciplina

Outra característica fenomenal das aulas coletivas é a diversidade de perfis. No geral, os grupos de alunos podem ser compostos por diferentes perfis de pessoas, incluindo também públicos com limitações físicas, como gestantes, idosos e crianças.

Essa inclusão e variedade não somente possibilita a troca de experiências, como também estimula a socialização e a motivação mútua. Outra vantagem desse tipo de aula, é que, enquanto praticar atividades físicas solitárias possam ser determinadas com dias e horários flexíveis, as aulas coletivas são sempre nos mesmos dias e horários. O que por sua vez, faz com que seus participantes desenvolvam uma disciplina necessária para a obtenção de resultados eficientes e rápidos. Além é claro, de contribuir para o aumento do círculo de amizades e melhorar também a saúde emocional desses participantes.

Em conclusão, os bons resultados das aulas coletivas não somente melhoram e intensificam o processo de emagrecimento ou o ganho de força muscular, como também melhoram o sistema cardiorrespiratória, a saúde mental, aumentam a autoestima, melhoram a frequência cardíaca e estimulam a socialização.

Ademais, com tantas opções e variedades, fica fácil escolher uma modalidade que agrade a família toda. E desta forma, permite que todos possam usufruir dos benefícios da pratica regular de atividade física sem problemas.

A Monday é uma academia completa com diversas aulas e horários para você atingir seus objetivos e, é claro, com diversas aulas coletivas, como as que já citamos neste post. Então queremos te oferecer 3 DIAS GRÁTIS para você treinar com a gente e dar o primeiro passo para uma vida mais saudável.