Bike indoor: andar de bicicleta perde barriga?

Andar de bicicleta perde barriga

Andar de bicicleta perde barriga

Bike indoor: andar de bicicleta perde barriga? Descubra!

Se você assim como nós, também quer saber se andar de bicicleta perde barriga, então esse post é para você! Hoje iremos apresentar os diversos benefícios que andar de bicicleta proporciona. Além, é claro, de trazer dicas para emagrecer e como melhorar a alimentação. Ah, e não para por aí! Você já teve curiosidade em saber o que emagrece mais? Andar de bicicleta ou caminhada? Descubra nos próximos tópicos.

 

O que são exercícios aeróbicos?

Sem dúvidas, a barriga é um dos locais que mais nos incomodam quando ganhamos muito peso. Isso porque, é exatamente aí que as gordurinhas se acumulam e ficam visíveis. Essa gordura abdominal que tanto nos incomoda pode ser facilmente eliminada através de exercícios aeróbicos e/ou outras atividades, como dança ou luta. Mas, afinal, o que são exercícios aeróbicos?

Em suma, exercícios aeróbicos são exercícios em que o nosso corpo utiliza o oxigênio afim de gerar energia. No geral, são exercícios que trabalham uma grande variedade de músculos de forma constante e rítmica. Desta forma, aceleram a respiração e os batimentos cardíacos. Para suprir essa necessidade, os pulmões trabalham de forma acelerada, aumentando assim o gasto calórico. Além disso, utilizam os estoques de gorduras para gerar energia e consequentemente promove o emagrecimento. Alguns dos exemplos são: correr, andar, nadar, dançar e andar de bicicleta!

 

Andar de bicicleta perde barriga?

Em síntese, para perder barriga, além de perder a gordura abdominal, é preciso perder gordura do corpo todo. Logo, não basta somente trabalhar uma única região muscular. Ou seja, de nada adianta fazer inúmeras abdominais se você não trabalhar os outros grupos musculares.

Além disso, para que o nosso corpo realmente elimine as gordurinhas extras e indesejadas de forma eficiente, é preciso queimar mais calorias do que consumimos. Assim, além da prática de atividade física, uma boa alimentação é fundamental para potencializar a perda de peso. Mas, a dúvida que fica, andar de bicicleta perde barriga?

Anteriormente, vimos que pedalar é um exercício aeróbico. Ou seja, um exercício que trabalha diversos grupos musculares ao mesmo tempo e queima muitas calorias. Quando andamos de bicicleta, tanto os músculos das nossas pernas, quanto braços, costas e abdômen são trabalhados. Assim, contribui para a queima da gordura abdominal e promove o ganho de massa muscular.

Dito isso, podemos concluir que: sim, andar de bicicleta perde barriga e é uma atividade super prazerosa! Além disso, andar de bicicleta é uma atividade física bastante acessível. Podendo ainda ser feita tanto ao ar livre, quanto em uma academia. São diversos os benefícios que andar de bicicleta pode te proporcionar. Sem dúvidas, vale a pena iniciar o quanto antes!

 

Por que andar de bicicleta?

Atualmente, andar de bicicleta tem se tornado uma prática comum para quem vive uma vida saudável. Sendo inclusive, utilizada em muitos países, estados e cidades como forma de locomoção. Essa prática, além de ser super saudável, nos ajuda a manter a saúde e o corpo sempre em dia.

Depois que completamos 25 anos de idade, acabamos perdendo massa muscular. Desta forma, se não for feito nada para compensar, o aumento de gordura é elevado consideravelmente. Tanto a bicicleta comum, quanto a bicicleta indoor (de academia) são ótimas opções para fortalecer pernas, braços e glúteos. Promovendo assim, essa reposição de massa muscular, o que por sua vez ajuda na queima de gordura mesmo com o corpo em repouso.

Além do mais, é cientificamente comprovado que praticar uma atividade física regular, melhora nosso sistema respiratório como um todo. Além de fazer super bem ao nosso coração e ajudar na prevenção de diversas doenças. De acordo com alguns especialistas, o ciclismo melhora os níveis de energia e atenua a sensação de fadiga. Isso porquê a atividade física permite que o nosso cérebro elimine uma substancia conhecida como dopamina. Essa substancia possui papel importante em nossas funções motoras e na própria motivação.

Sendo assim, ao andar de bicicleta, podemos sentir uma melhora significativa na resistência ao esforço. O que por sua vez, atua na melhora da nossa condição física. Logo, assim como andar de bicicleta perde barriga, também é um ótimo exercício para melhorar a força, resistência, condicionamento físico e nos manter saudável.

 

Benefícios de andar de bicicleta

Além de promover o emagrecimento, andar de bicicleta possui diversos benefícios. Sendo também uma atividade relaxante e que permite diminuir o estresse e a ansiedade. Outros benefícios de andar de bicicleta são:

  • Melhora a circulação sanguínea;
  • Faz bem para o coração;
  • Ajuda no processo de emagrecimento;
  • Fortalece e tonifica os músculos;
  • Queima calorias e perde barriga;
  • Combate a celulite e a flacidez;
  • Melhora o equilíbrio;
  • Controla os níveis de açúcar no sangue e consequentemente diminui os riscos da diabetes;
  • Melhora a concentração e a memória;
  • Reduz o estresse, a ansiedade e depressão;
  • Fortalece os músculos e ossos;
  • Diminui os níveis de colesterol e combate a hipertensão arterial.

Ademais, a prática de atividade física regular, como andar de bicicleta, promove a liberação de substancias como os hormônios do bem-estar. Assim, nos deixam calmos e revigorados.

 

Caminhada ou bicicleta: o que emagrece mais?

Em suma, tudo depende da intensidade e duração da atividade. Considerando a caminhada, podemos dizer que, no geral, é uma atividade de intensidade moderada. Se comparada com a bicicleta, podemos dizer que a caminhada requer menos esforço físico. Assim, sua queima calórica é menor do que andar de bicicleta.

Embora, a caminhada seja uma atividade com menos gasto calórico se comparado a bicicleta, é uma ótima atividade para quem está deixando a vida sedentária. Além disso, é comprovado cientificamente que, cerca de 30minutos diários trazem inúmeros benefícios para saúde e ajuda na prevenção de inúmeras doenças. Vale ressaltar ainda que independente da atividade física praticada, é preciso respeitar os limites do seu corpo.

Outro fator que sem dúvidas pode colaborar ainda mais com a perda de peso é manter uma alimentação saudável e balanceada. Sabemos que andar de bicicleta perde barriga, mas de nada adiantará se continuarmos com uma alimentação pobre nutricionalmente e rica em gorduras saturadas. Confira nos próximos tópicos algumas dicas de como melhorar a sua alimentação e potencializar o emagrecimento.

 

Qual a frequência e distância que devo pedalar para emagrecer?

Primeiramente, é importante levar em consideração suas condições de saúde. Posteriormente, devemos salientar mais uma vez que a perda de peso ao andar de bicicleta é mais eficaz com o auxílio de uma boa alimentação. Alguns ciclistas e praticantes relatam que uma prática diária de 30min de bicicleta permite gastar em torno de 200 a 450kcal. Todavia, tudo depende do ritmo, intensidade e velocidade.

Sendo assim, podemos dizer: quanto maior a intensidade, maior o desenvolvimento muscular e calorias queimadas. Logo, implicam um consumo de energia maior, inclusive em repouso.

Quanto em relação à distância, você pode instalar na sua bicicleta um velocímetro e um odômetro. O velocímetro serve para você acompanhar a velocidade pedalada e o odômetro serve para determinar a distância percorrida. Alguns praticantes dizem que, é possível queimar em torno das 700 calorias se realizar um percurso de 23km em apenas uma hora. Importante salientar que, terrenos como: morros, ladeiras ou percursos de arreia ou terra requerem maior esforço e consequentemente queimam mais calorias.

 

Aproveite os benefícios da bike indoor!

Agora que você já sabe que andar de bicicleta perde barriga, você sabia que pode aproveitar os seus benefícios sem sair de casa? Você provavelmente já deve ter visto, tido contato ou utilizada uma dessas bikes indoor que geralmente tem em academias. Assim como andar de bicicleta ao ar livre é uma ótima maneira de perder peso, você pode inclusive aproveitá-los sem sair do conforto da sua casa ou academia.

Além disso, os estúdios de ciclismo indoor estão crescendo a cada dia no Brasil e a procura por eles também. Você pode encaixá-los como quiser e puder, aproveitando assim, tantos os seus benefícios para o corpo e mente.

Assim como andar de bicicleta ao ar livre, os benefícios da bike indoor incluem:

  • Melhora no condicionamento cardiovascular;
  • Aumento do gasto calórico, podendo continuar a queimar gordura por arte 4 horas, mesmo em repouso;
  • Exercícios que trabalham todos os músculos do corpo, definindo abdômen, ombro, pernas e braços;
  • Melhora a coordenação motora;
  • Melhora o sistema respiratório;

Outros benefícios que tornam os estúdios de bike indoor super procurados e interessantes são:

  • Normalmente, as aulas são realizadas em ambientes com baixa iluminação ou à luz de velas. Onde, o objetivo é promover o relaxamento energético e espiritual, permitindo aos adeptos não somente cuidar do corpo, mas da mente também;
  • Aulas que trabalham a parte emocional e motivacional;
  • Proporciona um espaço de lazer e convivência entre amigos e familiares aconchegante;
  • Ambiente climatizado, com músicas e aulas animadoras, criando um ambiente prazeroso;
  • Algumas empresas oferecem como método de pagamento e reservas online, diminuindo assim o tempo gasto ao realizar matriculas e cadastros na recepção.

 

Como melhorar a minha alimentação e potencializar o emagrecimento?

Para que você possa perder peso de forma rápida e saudável, além da pratica de atividades físicas, é preciso que você invista em uma reeducação alimentar. Ou seja, você deve mudar alguns dos alimentos consumidos. Logo, você deve substituir alguns, adicionar outros ou excluir os mais nocivos.

Um dos primeiros passos para se ter uma alimentação saudável é abandonar os péssimos hábitos alimentares. Desta forma, você deve evitar o consumo de alimentos industrializados, fast-food ou alimentos ricos em sódio e açúcares. Já o consumo de verduras, legumes e frutas devem ser aumentados significativamente.

Outra dica é investir em dietas saudáveis. Diminua o volume das porções ingeridas e aumente a quantidade de porções. Por exemplo, comece comendo de 3 em 3h e invista nas frutas e lanchinhos saudáveis nos intervalos das refeições. Assim, quando chegar a hora das refeições principais você não irá comer demais.

Um dos grandes vilões que certamente contribuem para o acumulo da gordura abdominal, são os refrigerantes e as bebidas gaseificadas. Além de serem ricas em açúcares, essas bebidas causam acumulo de gases e prisão de ventre. Logo, nos deixam inchadas o que consequentemente reflete no nosso peso da balança. Por isso, evite! Prefira os sucos naturais ou chás.

Mudando a sua alimentação, comendo de forma consciente e saudável, você vai perceber uma grande melhora no seu processo de emagrecimento. Assim, você irá descobrir que, andar de bicicleta perde barriga e os seus resultados podem ser potencializados com uma melhora na alimentação. O que você está esperando? Comece já programando o seu próximo passeio de bike, vá a sua academia preferida e inicie sua perda peso. Deixando assim, o seu corpo forte e definido como sempre sonhou!