Estresse engorda?

Muitos estudos científicos já revelaram que em situações de estresse o organismo libera o hormônio chamado cortisol, também conhecido como o hormônio do estresse, que torna as células menos sensíveis à leptina.

A leptina é responsável pela sensação de saciedade (no cérebro) e nesta situação a pessoa sente mais vontade de ingerir açúcar e tende a comer mais. Assim, o estresse desencadeia um círculo vicioso que leva facilmente ao ganho de peso.

Além disso, o estresse pode diminuir os níveis de testosterona, o que pode resultar em uma maior perda de massa muscular e maior acúmulo de gordura. Situações de estresse prolongado também podem gerar diminuição da libido e infertilidade.

Em situações de estresse prolongado o sistema imunológico também fica desequilibrado e passa para um estado crônico de inflamação, onde as células de gordura fabricam citocinas (moléculas inflamatórias) em excesso, aumentando o apetite e provocando acúmulo de gordura especialmente na região abdominal.

O melhor antídoto para aliviar o estresse e promover o bem-estar é relaxar. Quando o corpo relaxa, os genes que fazem engordar são desativados, o metabolismo é estimulado, a mobilização da gordura depositada aumenta e há maior perda de peso.

Adicionar ao seu programa de exercícios uma atividade que proporcione relaxamento é uma excelente estratégia para perder peso.

Para quem ainda não encontrou a sua atividade ideal, a Monday Academia oferece algumas que são conhecidas por diminuírem o estresse:

  • Yoga
  • Pilates
  • Muay-Thai
  • Jiu-Jitsu
  • Ritmos
  • Zumba

Confira nossos horários, fuja do estresse e emagreça!